Capelas e Igrejas de Forquilhinha: Patrimônio religioso, cultural e artístico do município

Introdução a obra

O presente livro “Capelas e igrejas de Forquilhinha. Patrimônio religioso, cultural e artístico do município”, surge da ideia de estabelecer um registro organizado das capelas e igrejas católicas, no contexto sociocultural do espaço comunitário em que foram construídas e estão inseridas, com o intuito de descrever e analisar a riqueza artística que cada uma delas contém, desde uma abordagem específica que tem como parâmetros a arte sacra, mas que contempla também uma perspectiva não somente religiosa, e sim, a consideração de pertença ao patrimônio cultural de toda a comunidade, independente do credo que manifestem seus integrantes.

A obra contempla uma sucinta abordagem histórica, para contextualizar temporalmente o surgimento dos templos analisados em cada uma das comunidades e bairros que conformam o atual território do município de Forquilhinha.

Incorpora uma série de entrevistas e depoimentos, com pessoas que participaram na construção das igrejas e capelas, aportando referências históricas como testemunhas diretas. Essas fontes orais colaboram na compreensão da importância social, religiosa e cultural que os templos representam nas respectivas comunidades.

Em cada capítulo se apresenta uma apurada análise artística da rica arte sacra presente em cada um dos templos, que conformam, sem dúvida, parte do patrimônio cultural do município de Forquilhinha. Diversos vídeos explicativos e fotografias dos elementos arquitetônicos e artísticos analisados estão incluídos em vários capítulos, podendo ser acessados através dos QR Codes incorporados ao texto.

Atualmente, o conjunto de igrejas e capelas presentes nas diversas comunidades e bairros que compõem o território do município, se divide em três jurisdições paróquias.

Cada uma das três paróquias estabelecidas em Forquilhinha agrupa um número diferente de igrejas e capelas. Essa divisão foi utilizada para dividir a presente obra em três volumes com seus respectivos capítulos.

A primeira paróquia estabelecida em Forquilhinha, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, foi instalada em 22 de dezembro de 1940, no bairro Centro, em Forquilhinha. Sob sua jurisdição encontram-se: a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus; as duas capelas em honra a Nossa Senhora de Lourdes, a primeira levantada na Casa de Repouso das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, e a segunda no bairro do mesmo nome; a Capela Santo Antônio, no bairro Clarissas; a Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Saturno; a Capela Santa Isabel da Hungria, no bairro Santa Isabel; a Capela São Francisco de Assis, na comunidade de Sanga do Café; a Capela São João Batista, na comunidade de Faxinal; a Capela Santa Terezinha do Menino Jesus, na comunidade de Santa Terezinha; a Capela Santa Rosa de Lima, na comunidade de Santa Rosa; a Capela Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade de Pique do Rio Cedro; a Capela Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Morro Comprido; a Capela Santa Ana, na comunidade de Sanga do Engenho; a Capela Santa Luzia, na comunidade de Barra da Sanga; e a Capela São Gabriel, na comunidade do mesmo nome.

Pela sua vez, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, constituída em 25 de fevereiro de 1956, com sede no município de Maracajá, tem sob sua jurisdição três capelas estabelecidas em território de Forquilhinha: a Capela São José, na comunidade de Taquaras; a Capela Santa Bárbara, na comunidade de São Pedro; e a Capela São Jorge, na comunidade do mesmo nome.

A mais recente, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, elevada a essa categoria em 2 de agosto de 2020, tem sob sua jurisdição em território de Forquilhinha: a Igreja São José, sede paroquial, no bairro Ouro Negro; a Capela São Pedro, no bairro Nova York; a Capela Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Franca; a Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Cruz; a Capela São Cristóvão, no bairro Santa Cruz; a Capela Santa Líbera, no bairro do mesmo nome; e a Capela Santa Bárbara, no bairro Cidade Alta.

Mapa das paróquias de Forquilhinha

Patrocinadores da obra