São Gabriel - São Gabriel

A comunidade de São Gabriel, possui um nome relativamente recente, mas é uma das mais antigas do atual território municipal. Foi habitada pelas primeiras famílias de origem italiana, e logo mais, pelas famílias de origem alemã que foram chegando em Forquilhinha a partir de 1912. Por muito tempo essa parte do território foi conhecida com o nome de Forquilhinha Baixa e ocupava ambas as margens do rio Mãe Luzia, na região sul do município em direção à antiga Morretes.

Muitos anos depois, o nome São Gabriel foi escolhido para reverenciar a memória de um dos primeiros moradores da comunidade, e liderança da mesma, o senhor Gabriel Westrup, quando por oportunidade da criação da capela, foi escolhido, em sua homenagem, o padroeiro Arcanjo Gabriel. Até então, as famílias participavam dos cultos dominicais e outras celebrações religiosas, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, no centro da colônia.

O senhor Geraldo Westrup, filho de Gabriel Westrup e Catalina Rech, nascido na localidade, explicava, numa reportagem ao jornal Forquilhinha Hoje, o nome que ganhou a mesma: “São Gabriel é por que a comunidade foi formada no começo por meus irmãos e eu (ele se refere ao local onde está a igreja e o centro comunitário). Fomos nós que fizemos a parte principal da igreja e então resolvemos colocar o nome de São Gabriel em homenagem ao nosso pai” (1)  Na época da infância de seu Geraldo e seus irmãos, segundo ele: “... os vizinhos eram Luiz Prêmoli, Natal Tramontn, Jorge Steiner, Luiz Tramontin, as famílias Borges, Oliveira, Rodrigues e ainda, Protásio Rocha, Serafim Silva, Guilherme Back, Paulo Savi, Luiz Furlanetto e Paulo Beretta...Na minha infância a escola e igreja era no centro de Forquilhinha”. (2)

“Na década dos anos 80, a comunidade de São Gabriel adquiriu um bonito sino para sua capela, e fui indicado para colocá-lo. O sr. Ludomir Westrup me contratou para o trabalho. O torneiro Sérgio Machado e eu armamos a ferragem necessária e em pouco tempo erguemos e colocamos o sino, cujo som se fazia escutar por toda a extensão da comunidade.” (3)

A primitiva capela foi substituída por uma mais ampla. A planta do novo templo foi realizada gratuitamente, o projeto foi do Eng° Civil Ademar Back e o desenho do Eng° Valmir Hobold.

Na capela, se destaca o forro que cobre o espaço interior, trabalhado artisticamente em madeira de cedrinho, com estilizadas formas geométricas e produzindo diferentes relevos. A obra foi realizada por Junior Fritzen.

No altar se apresentavam duas excelentes obras pictóricas, representando momentos da anunciação de Nossa Senhora pelo Arcanjo Gabriel. Ambas foram retiradas posteriormente, conforme orientações da Igreja. O altar é dominado pela imagem da crucifixão do Nosso Senhor, emoldurada artisticamente num espaldar de mármore.