Santo Antônio - Clarissas

Por volta do ano 1964, chegaram à Forquilhinha oito religiosas da Congregação das Irmãs Clarissas, provenientes do Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, na Gávea, Rio de Janeiro. Sendo acolhidas, em um primeiro momento na casa de repouso, em Vila Lourdes, logo se trasladaram para uma residência na casa monasterial em construção, perto do antigo frigorífico Frisulca. Sua presença acabou por dar nome ao bairro, ainda que a presença dessa congregação não se manteve por muito tempo no município. A comunidade, que cresceu, sobretudo, a partir da década de 1980: “...fazia suas celebrações e orações em uma pequena capela improvisada dentro do centro comunitário. Aos poucos, com a mobilização da comunidade, compraram o altar, os bancos e os demais itens necessários para a realização de suas práticas religiosas. Mais tarde, com a construção do novo Centro Comunitário, o antigo foi reestruturado e transformado na capela da comunidade, que tem Santo Antônio como padroeiro.”

Na atualidade, a capela de Santo Antônio está em reformas. A planta original, desenhada para ser um centro comunitário, foi redimensionada para poder dar lugar ao templo. A estrutura edilícia cresceu em altura para elevar o espaço interno. A entrada da capela, uma porta de duas folhas, localizada, de maneira singular, num ângulo truncado da edificação. Sobre a mesma, encontra-se, aderida à fachada, uma cruz de significativo tamanho.

Santo Antônio de Lisboa ou Sant’ Antonio di Padova?

Fernando Antônio de Bulhões nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. Pertencia a família nobre e rica. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar recolhido. Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avançou na sua história pelo estudo e pela oração. Foi transferido para Coimbra, onde foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação. Em Coimbra, o Padre Antônio conheceu os freis franciscanos, entusiasmou-se pelo fervor com que estes viviam o Evangelho e, pouco depois, tornou-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis.

O Encontro de Santo Antônio com São Francisco de Assis: Frei Antônio faz o pedido de ir para o Marrocos pregar o evangelho. No meio do caminho, porém, fica muito doente e é forçado a voltar para Portugal. Na viagem de volta, o barco é desviado e vai para Itália, terminando por parar na Sicília, em um grande encontro de mais de 5 mil frades franciscanos, chamado Capítulo das Esteiras. Lá, Antônio conhece pessoalmente São Francisco de Assis. A mão de Deus o tinha guiado por caminhos diferentes.

A luz deve brilhar para todos: Após conhecer São Francisco, Frei Antônio passa 15 meses como um eremita no monte Paolo. São Francisco enxerga os dons que Deus deu a ele, chama-o de Frei Antônio, meu Bispo, e o encarrega da formação teológica dos irmãos do Mosteiro. No capítulo geral da ordem dos franciscanos ele é enviado à Roma para tratar de assuntos da ordem com o Papa Gregório IX, que fica impressionado com sua inteligência e eloquência. Antônio Tinha uma força irresistível com as palavras e São Francisco o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem. Juntavam-se, às vezes, mais de 30 mil pessoas para ouvi-lo pregar, e muitos milagres aconteciam. Após a morte de São Francisco, Frei Antônio foi enviado à Roma para apresentar ao Papa a Regra da Ordem de São Francisco.

Milagres de Santo Antônio: Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Ainda em vida, muitos milagres aconteceram com a sua intercessão. Durante suas pregações, nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos e doentes ficavam curados.

Falecimento: Santo Antônio morreu na cidade de Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também, em língua italiana, como Sant’Antonio di Padova.  Antes de falecer, diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em seguida, expirou calmamente. Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia: o Santo morreu. Na distante Lisboa, os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só muitos dias depois o povo soube da morte do Santo, quando chegaram as primeiras mensagens, trazendo a infausta notícia.

Devoção a Santo Antônio: Aconteceram tantos milagres após sua morte, que onze meses após ele foi beatificado e canonizado, em maio de 1232. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta, e assim se conserva até os dias de hoje. Está exposta até hoje na Basílica de Santo Antônio, na cidade de Pádua. Em 1934 foi declarado Padroeiro de Portugal.